A comunicação empresarial inicialmente tratou-se como uma necessidade do
Homem social, que surgiu por manter relações de interdependência com outras
pessoas. Fez-se um resgate do histórico da comunicação e na sua importância
nas organizações empresariais, apresentando-se etapas da realização das
pesquisas e de como se fazer uma breve abordagem do histórico da empresa sendo na sua estrutura fundamental organizacional.
Após a realização de pesquisas bibliográficas e um estudo de caso que se
realizam em empresa de grande porte, percebemos que a comunicação empresarial se torna uma poderosa ferramenta de gestão desde que utilizada de maneira eficaz.
Algumas empresas adotam diversos meios de comunicação como: o Quadro de Gestão a vista, Inside Brasil, Diálogo entre as partes interessadas (DEPI). Com os estudos de casos percebemos que as empresas fazem um uso muito
adequado dessa ferramenta, utilizando diversos meios de comunicação, a cada um com o mesmo objetivo, porém para um determinado público.
O Quadro de Gestão à Vista, por exemplo, é utilizado para comunicar aqueles que não têm acesso ao meio eletrônico, como o pessoal da produção.
O Programa Sametimes, é utilizado entre os departamentos, para facilitar e agilizar a comunicação ou seja para avaliar se as informações estão sendo transmitida com eficácia, a empresa utiliza uma ferramenta chamada Auditoria das Informações Estratégicas, onde é estipulada uma meta a ser atingida anualmente. A auditoria é realizada mensalmente, onde se tem um percentual de acertos dos participantes, porém a análise do resultado, para verificar o alcance da meta, que é feita através de uma média em um período de 12 meses. Fazendo uma análise e interpretação dos gráficos percebe-se que, apesar da meta ser atingida, as empresas nunca alcança os 100%, isso se deve ao fato de que cada pessoa possui sua cultura, seus valores, suas crenças e seus interesses. Nesse caso é preciso que os gestores tenham habilidade da comunicação com seus colaboradores. A principal chave para uma boa comunicação nas empresas é o departamento de RH onde deve funcionar como um suporte, sugerindo o método mais adequado para levar as informações. Assim, a comunicação empresarial interna é determinante para o sucesso das organizações, pois se torna fundamental para os resultados dos negócios.
É de fundamental importância que os funcionários sejam parte integrante das organizações e que estejam em sintonia com a empresa, pois se esperam deles o funcionamento da clareza de seu papel nas empresas e se o seu posicionamento dentro da organização estiver coerente com suas expectativas pessoais, os objetivos, as metas e os desafios serão atingidos permitindo crescimento e satisfação. Desta forma podemos definir que o diálogo empresarial e organizacional se, torna-se fundamental já que permite verificar se a mensagem está chegando com clareza facilitando no crescimento e sucesso de uma organização.
Denis Pacheco
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
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